O que é preciso para ter um carro elétrico?

21 01 2009

Um carro elétrico é bem simples, separando em grandes blocos, teremos:

Motor Elétrico 1-Motor elétrico: propulsão do veículo. Devemos escolher bem esse item, pois além de ser um dos componentes mais caro é mais crucial no rendimento do automóvel;

Controlador

2-Controlador de potência: este será responsável quando o motorista acelerar, transmitir maior velocidade ao motor, em outras palavras, controlar o motor ou a aceleração do veículo, de modo bem, mas bem resumido é ele que fará o carro acelerar e também a ajudar o carro converter a energia mecânica em elétrica acionando o motor para funcionar para este fim. Para quem não conhece, o motor elétrico é um conversor de energia, quando aplicamos corrente elétrica ele transforma a energia elétrica em cinética (movimento) da mesma forma que ao movimentá-lo, ele transformará a energia cinética em energia elétrica, e assim poderemos carregar as baterias;

Conversor3-Conversor DC-DC: para tornar o automóvel mais econômico, vamos retirar o conjunto alternador para carregar a bateria que server para a parte elétrica do carro tradicional, e com este conversor vamos converter a tensão do banco de baterias para a tensão de trabalho do conjunto elétrico do automóvel. Por exemplo, se tivermos um banco de baterias de 84V, teremos que ter um conversor DC-DC para 12v (84-12);

Bateria4-Conjunto de Baterias: o combústivel elétrico do nosso veículo;

Depois vamos escolher cada um desses componentes baseado no tipo de carro que escolhido e dependendo componentes e módulos adicionais.

Por hoje é só!

Abraços!


Ações

Information

11 responses

9 04 2009
MAICON MELO

EU ACHEI OTIMA ESSA SUA INICIATIVA ,EU TAMBÉM JÁ CONHEÇO TODOS ESSES COMPONENTES VARIADOR DE VELOCIDADE,MOTOR ETC… ATE PORQUE JÁ TRABALHO COM CARROS ELETRICOS A UNS 10 ANOS E TAMBÉM TENHO UM SONHO A REALIZAR QUE E DE MONTAR UM VEICULO ELETRICO , PARABENS AMIGO!!! O MEU MSN E maicon1alexandre@hotmail.com UM ABRAÇO!!!

9 04 2009
Michel Fernandes

O que me falta Maicon é um pouco de espaço para fazer tudo isso… Mas estou organizando as coisas para fazer isso com um mecânico junto, a conversão é mais fácil do que se parece, basta ter vontade e um pouco de dinheiro… Se precisar ajuda na importação me fala, pois isso é muito fácil de se fazer…
Diga-me que carro espera converter…

Um abraço!

14 10 2010
risoma

Parabens meu caro! para mim um grrande brasileiro, patriota que orgulha o nosso pais sao pessoas com visao libertadora, como a sua dividir com os outros ja que…os grandes interesses nao garantem um desenvolvimento sustentavel, nem para o povo muito menos para o planeta. Estou nessa e gostaria de um motro muito mais potente pois quero transformar meu volvo 460 num carro eletrico…nem que pra isso eu perca o porta mala!!! grande abraço

21 10 2010
risoma

Meu caro Bom dia, seria possivel mais informaçoes sobre o controlador de potencia?…se o motor for mais potente posso usar o mesmo controlador?…a caixa de cambio automatica do meu carro tambem vai ser dispensada, pelo que entendi? um abraço

20 03 2011
Michel Fernandes

Os controladores são especificados de acordo com a potência deles. Em relação ao uso de câmbio automático não é possível o acoplamento com o motor, não deve ser impossível, mas nunca vi nenhum assim. Abraço.

21 10 2010
risoma

meu imail, risobass@gmail.com
tenha um pouco de paciencia sou novato, com muita disposiçao. ok? um abraço

20 03 2011
Michel Fernandes

Veja com atenção os meus tópicos que entenderá bem, existe um post exatamente explicando o funcionamento de cada parte necessária. Se tiver dúvidas, me pergunte. Abraço!

11 03 2011
piper

legal. interessantissimo, sua iniciativa e otima. tenho pesquisado bastante a respeito, quero transformar um ford ka, estou tendo muita dificuldade em conseguir o kit. pensei no motor l91-4003 de 13 hp. advanced, seraque tem alguma empresa no brasil que posso encontrar???

20 03 2011
Michel Fernandes

Voce terá que encomendar diretamente das empresas que vendem no exterior, mas se prepare para pagar a taxaçāo de 60%, mas mesmo assim vale a pena. Abraço.

4 06 2012
murilo

Preciso de um motor de 13 cv e não estou encontrando. e para um carro rebocador que quero transformar para eletrico!! sabe onde posso compra-lo???

11 08 2012
Michel Fernandes

Há várias maneiras de se construir um carro elétrico. Há quem prefira os motores AC. Lá fora, os kits a venda na maioria são DC. Parece-me que os modelos AC são mais fáceis de se encontrar aqui no Brasil. Abraços.

Deixe um comentário