Oficina Mecânica Parceira

3 02 2009

parceria

Ainda voltando um pouco com meu planejamento, percebo que terei alguma dificuldade nas etapas de retirar o motor, o tanque de combustível e algumas peças para realizar a adaptação do meu veículo.

Pensando nisto estou propondo que alguma oficina mecânica que estiver interessada no projeto me ajude com a parte mecânica, podemos aproveitar o know-how tanto para oficina para fazer futuras conversões quanto para mim, para de fato contruir meu carro e eu poder contribuir com minha experiência na área de eletrônica.

Se alguém ter alguma oficina mecânica na região do ABC, mais próximo de São Caetano pode me enviar um e-mail para discutirmos este projeto.

Um grande abraço!


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17 responses

11 05 2009
Antonio Pereira Veloso

Caro amigo, vi que vc esta muito intusiasmado com a projeto, eu tambem a tempos pesquisso sobre o assunto, e estou muito disposto a por em pratica tudo que ja aprendi sobre a materia.
Na minha avaliacao, o grande problema que enfrentamos, ê o fato de que alguem para realizar o projeto necessariamente tem que entender de eletronica, mecanica e etc… o que nem sempre se consegue ser um leonardo da vintier…
pois bem… gostaria se vc nao se inporta…ê claro, de fazer algumas observacoes nos topicos que vc expoes….O motor, segundo meu caro amigo Luciano, bravo heroi….inventor do superminier..este modelo de motor ja esta superado, o superminier hoje funciona com um motor de 13-hp L91-4003 de 72-120vdc, este motor ê bem mais potente e mais barato do que o motor q vc tenciona utilizar, segundo o Luciano, o motor de 13 hp ficou otimo no carro,…
O carro;… nas pesquissas q enpreendi, o ford ka se mostrou o veicolo ideal para o projeto, por varios motivos…pesso, aerodinamica, simplesidade, carro moderno, e com desaine diferente de tudo q ha no mercado…depois de pronto, ê o seu sonho…vc nao vende nao da nao empresta… quanto ao fato mensionado por vc, os 51hp do motor, nao se esqueca que a relacao de marchas ê de 5 posicoes emqunto o s..m..so tem 4…tornando a relacao bem mais longa, no meu ponto de vista, q nao sou mecanico…exigindo muito mais do motor…
Com relacao as baterias pretendo usar 10 de ciclo profundo, estas tipo de competicao de som automotivo…vi muito sobre carregadores, e a conclusao que tirei, ê que ninguem entende nada de nada…falam coisa com coisa e te deixam pirado…
Meu projeto….ria critique e me der sua opiniao….pretendo usar o ford ka com um motor de 13hp, modelo ADC L91-4003-72-120vdc, com um controlador kelly de 500amp ligado a um banco de 10 baterias ligadas em serie…
pretendo arumar 2 alternadores daqueles q se usa em arcondicionado de onibus, manda bobinar de 24 para 48v, acopla em cada eixo da roda trazeira do veico, ligados em serie, 96v para funcionar pela mesma dinamica do alternador comum…ou seja fornese tensao para o motor e para o banco de baterias…. no teto do veicolo pretendo istalar uma placa solar de +- 80w para repor a carga quando parado…

12 05 2009
Michel Fernandes

Obrigado pelo comentário Antônio. Sobre o uso de motores mais potentes e com menor preço, você está certo, como ainda não comprei, certamente farei esta revisão antes de pedir as peças. Estou aguardando o final do ano para acompanhar a tendência de baixa da taxa de câmbio para poder comprar.
Quanto ao carro, eu tenho um pouco de dúvida, se por um lado o Ford KA apresente um desenho mais moderno e é um carro mais confortável, por outro lado temos a complexidade da operação para convertê-lo. O Supermini e BR-800 são automóveis extramemente simples para um primeiro projeto, não sei se devo começar logo com um desses, é algo a se pensar mesmo, e lhe digo que ainda não estou 100% seguro da minha escolha.
Você comentou sobre os alternadores, parece uma boa idéia, mas acredito que talvez a energia utilizada para carregar as baterias pode deixar o carro mais preso e consumir mais, este tipo de discussão sempre leva ao tema do modo perpétuo, mas vale o estudo e experiências, da mesma forma do painel solar. Pesquise sobre geração de energia solar através do cobre, no youtube tem um vídeo de como criar um dispositivo desses de forma extremamente simples.
Um abraço!

18 05 2009
GuiH

o Ka é uma boa escolha pela aerodinâmica; mas gostaria de entender a vantagem da melhor transmissão, afinal o VE pode ser definitivamente 4×4 sem grandes dificuldades.
Quanto a idéia de sobrepor uma placa de energia solar, acho complicada demais e nem recomendo inventar; a placa é sensível e os vândalos podem quebrar.
Perfeito, vou pegar um Ka de sucata para montar hahhahaha !

18 05 2009
Michel Fernandes

O ideal de um VE seria mesmo ser 4×4, isto é, tracionar elétricamente as rodas que não são tracionadas pelo motor mecânico, mas isso é um pouco complicado para fazer para pessoas normais como nós e sem muitos recursos, eu acredito. Eu defendo o BR-800 ou Supermini pela simplicidade de um primeiro protótipo, se pode aprender muito como um carro simples como esse para depois aplicar em carros mais modernos. Eu gostaria muito de um Ford KA, mas somando os custos creio que ficarei mesmo com os carros da Gurgel.
Um abraço!

19 05 2009
José

tenho interesse em ter um carro assim

19 05 2009
Michel Fernandes

José, você tem 2 escolhas, ou monta você mesmo um como eu estou fazendo ou compra um pronto, que hoje o mais em conta está custando 60.000 reais.

Um abraço!

19 05 2009
Antonio Pereira Veloso

…A maioria dos veicolos eletricos que rodam no nosso planeta funcionam com uma caixa redutora com finalidade de ganhar mais tork e ter uma rotacao intermediaria em forca evelocidade comparando com uma caixa de marcha…
a relacao de marcha ê muito inportante em um veicolo, pois o aproveitamento da forca gerada pelo motor esta diretamente ligada a relacao de marchas…imagine um trator que tem um motor possante, bom, mais a sua velocidade Ê minima, isto porque a sua relacao de marcha ê muito reduzida, criada para transforma o tork do motor em forna e nao em velocidade…vc poderia adptar um motor eletrico em um veicolo dete porte, e teria um veicolo amarrado, desperdicando asim toda a potencia do motor…porem este exemplo q estou citando depende muito do comjunto…´pois bem… vc poderia usar um motor de 13hp para chegar a uma velocidade de 150km/h com uma relacao de 4 marchas… ou um motor de 10hp em uma relacao de 5 marcas chegaria a mesma velocidade…

11 07 2009
Equetus

Gostaria de deixar minha opinião, pelas dificuldades que temos de comprar componentes importados principalmente pelo custo. Um VE precisa ser simples quanto mais simples for melhores as chances de sucesso na conversão.
Um carro leve, um motor entre 10-15HP,baterias de chumbo nacionais
( lembrando que um motor DC bem equalizado não necessita de muitas baterias tem carros rodando bem com 48v. ), fabricar ou adaptar peças nacionais como contactor, carregador, voltímetro, amperímetros e outros.
Nada impede de se gastar uns US$ 18.000,00 em componentes importados com certeza vai ficar ótimo porem alem do valor vc ficara refém desses componentes, pois sua garantia e suporte só vale lá no país de origem.
Boa sorte Michel vc ta no caminho certo.

12 07 2009
Michel Fernandes

Olá Equetus, é uma honra receber um comentário de quem já tem o próprio carro elétrico funcionando! De fato, o preço de importação é proibitivo, e o pior é que temos know how nacional para realizar tudo isso aqui, mas infelizmente na prática se quisermos fazer algo temos que recorrer aos EUA pois lá a demanda é bem maior do que aqui… Ainda estou cogitando uma viagem aos EUA só para trazer um kit desses, mas a medio prazo o preço dos kits e dólar estão continuando a cair que ainda estou na dúvida… Projetos como o seu, do Luciano e do Elifas só nos impulsionam a ir cada vez mais longe.
Obrigado e um abraço!
PS: Ainda vou lhe pedir ajuda quando a conversão sair do papel!!! hehe

27 10 2009
Antenor

Caramba Michel, você está cercado por “curiosos” que se acham conhecedores de Mecânica, Eletrônica, Física – mas sequer sabem se expressar ou mesmo grafar direito suas idéias amalucadas ou sonhadoras!
Esse pessoal perde muito tempo lendo gibis ou assistindo filmes de ficção científica – estudar que é bom….
Eu não apareço muito nas listas como a sua por já estar farto de ter de ficar explicando fatos físicos e/ou elétricos óbvios a curiosos como esses!
Abraço fraternal
Antenor

26 11 2009
Michel Fernandes

Vamos explicando um-a-um é o único jeito de proliferar boas idéias!
Abraços.

28 10 2009
Jefferson

Olá,

Tenha avaliado todas as discussões neste e em outros sites sobre carros eletricos…, acho que todos estão trabalhando em tentar fazer o que já foi feito, importar motor e peças hj, e como descascar um imenso abacaxi, pagar R$ 60.000 reias e ter um carro eletrico feio, pequeno e desconfortavel e caro demais, veja por exemplo o Projeto da Tesla Motors, o modelo mais simples custa hj nos USA 49.000USD, tem uma autonomia incrivel, recarrrega com muita rapidez e alcança uma velocidade comparado com um motor 1.6.

entendo que para um primeiro projeto usar um carro pequeno e converter em eletrico é uma façanha, mais vejo que valeria mais colocar isso em funcionamento na bancada em uma escala menor poderia trazer uma referencia maior e ai sim optar em usar as tecnologias disponiveis no mercado.

Muitas invenções que hj olhamos espantados não são nada mais do que alguma coisa que existia que foi adaptada ou unida a outra de uma forma simples em uma grande caixa lacrada.

Visite no You tube Tesla Roadster vs Porche, veja do que é capaz um carro eletrico.

Tesla model S

Lembrem-se dos ladas que nos empurraram no brasil no começo das importações, esperem e terão em 2 ou 3 anos carros eletricos de verdade.

http://www.teslamotors.com

26 11 2009
Michel Fernandes

É o que todos esperamos… Mas se depender do exemplo do Reva, esses carros chegaram na feixa dos R$ 200.000,00.
Infelizmente sem desoneração dei mpostos não vai dar certo!
Vamos ver se o próximo presidente (ou presidenta) consiga melhorar isso!
Abraços.

4 07 2010
Cleyton Nicel

Olá pessoal, parabéns pela iniciativa!

Gostaria de saber se algum de vocês já está colocando em prática o projeto de conversão de um carro elétrico.

Sou estudante de engenharia e estou desenvolvendo um projeto de um controlador para veículos elétricos, e gostaria de conhecer possíveis projetos de conversões no Brasil.

Ao contrário dos EUA onde a conversão elétrica é comum, por aqui existem poucos que animam botar estas idéias em prática. Infelizmente as montadoras não estão nem aí para carros elétricos e acredito que por enquanto a iniciativa será nas pequenas oficinas.

Quem sabe daí não pode rolar até uma parceria.

5 10 2010
Michel Fernandes

Procure no Google Groups Veículos Elétricos, estou lá e por lá há muita gente que discute sobre o assunto, provavelmente vai obter muitas informações.

28 01 2011
Jeferson Alves

Boa tarde, você conseguiu contruir o seu carro elétrico ou ainda esta em busca de parceiros? eu estou terminando minha facul fim desse ano e meu TCC vai ser sobre veículos elétricos, mas eu gostaria de contruir alguma coisa e não ficar só na parte teorica, nem que seja alguma coisa em escala menos, pois a minha intenção era utilizar o veiculo como trasporte de lixo.
se tiver algumas materias interssantes poderia enviar para meu e-mail eu agradeceria, algumas dicas tambem, eu ja tenho muita coisa sobre veiculos elétricos mas nunca é de mais ter coisas novas né. abraços

20 03 2011
Michel Fernandes

Nāo construí, infelizmente… Procure no Google por Luciano Supermini Elétrico que encontrará muita coisa a respeito. Boa sorte!

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