Inauguração!!!

20 01 2009

Este blog foi criado especialmente para documentar todas as etapas da construção de um carro elétrico desde o princípio por uma pessoa aparentemente leiga em mecânica, porém com um conhecimento razoável em elétrica, visto que sou Engenheiro Elétrico.

A idéia do blog além de documentar é ensinar a qualquer pessoa a construir um carro elétrico.

Aparentemente todo o processo é bem simples e ao logo das postagens vou explicando passo-a-passo, indicando links interessantes.

Espero que aproveitem o blog e contribuiam com mais informações e novidades a respeito.

Abraços!


Ações

Information

14 responses

24 01 2009
Otávio M.

Parabéns pelo blog e pela iniciativa!
Concentrar tais informações em forma de blog ajuda a ter um histórico e perspectiva das dificuldades e soluções ao longo desse caminho.
Muitíssima boa sorte e espero no futuro poder seguir o mesmo caminho!
Grande abraço!

24 01 2009
Michel Fernandes

Sempre quis fazer isso, um roteiro de uma pessoa normal como eu fazendo isso e podendo ensinar… As vezes pessoas muito especializadas fazem essas coisas e fica difícil para outras entenderem e fazerem, aqui quero democratizar a informação, isto é, tudo o que descobrir será divulgado, assim poderá ser aperfeiçoado por todos.
Obrigado pela visita e um grande abraço!

24 01 2009
José Américo

Michel,
Iniciativas como a sua, mostram um carater altruista, aquele que faz com que a sociedade sobreviva, pois esta compartlhando experiências, positivas e negativas, mas que no final mostrarão um caminho mais claro e com menos dificuldades para quem quiser seguir, além de ponto de partida de novas experiências.
Parabéns e no que puder ajudar estarei por perto, e espero daqui a pouco tempo também fazer o meu eletrico.

24 01 2009
Michel Fernandes

Obrigado pelos elogios, isso é o povo brasileiro, usando sua criatividade sempre pensando no coletivo! E lembre-se que ainda temos o Luciano, o Jorge (Equetus) que também já fizeram esse projeto e hoje nos ajudam com os futuros…
É isso aí, se eu conseguir montar meu carro elétrico qualquer um conseguirá montar!!! hehehe
Quando for começar seu projeto não deixe de passar por aqui, quem sabe podemos agregar mais informações aqui no blog!!!
Um grande abraço!

25 01 2009
Elifas Gurgel

Michel Fernandes

Pelo que percebi estamos trabalhando com o mesmo intuito. Cumprimento-o pela iniciativa. Com certeza vamos encorajar muitas pessoas a converterem seus veículos. Desde o ano passado venho trabalhando para implementar o projeto de conversão de um veículo movido a motor de combustão interna para motor elétrico, no caso, um Gol geração IV. Criei um site – http://www.clubedocarroeletrico.com.br. Neste site também pretendo incluir todas as fases da minha conversão. Já incluí o recebimento das peças. Adquiri da empresa norte americana, EVAmerica, um kit com motor de C C. Como não tenho oficina própria, também sou engenheiro, especialidade computação, estou em parceria com a Nollan Car, oficina aqui de Brasília. A escolha do Gol se deveu ao fato dele ser o veículo mais vendido no Brasil há vários anos na sua categoria.
No meu projeto pretendo utilizar 10 baterias chumbo ácido de 12V e 140 Ah. Ainda não tenho o fornecedor. Os preços aqui no Brasil estão muito altos, estudo a opção de importar as baterias Trojan, bem conhecidas mundialmente pela qualidade. Como disse, ainda não tomei a decisão.
Convido-o, e a todos os interessados, a visitar o meu site e enviar seus comentários.

Abraços

Elifas Gurgel

25 01 2009
Michel Fernandes

É uma verdadeira honra receber um comentário de uma pessoa da família Gurgel, vou poupar de elogios pois isso seria um tanto óbvio demais até para um leigo. Em primeiro lugar, agredeço imensamente a visita, e o comentário!! Seu projeto sem dúvidas é bem mais promissor, espero que você conte com detalhes cada etapa de tal forma está fazendo com a entrega das peças. Minha idéia era mesmo comprar um kit pronto, da http://www.electricvehiclesusa.com/ mas é muito caro, e que pretendo fazer é comprar somente o motor, controlador e talvez o potenciômetro acelerador, mas esse último tentarei em oficinas de carros elétricos (os da Jacto, por exemplo). Quem sabe eu me una na universidade com pessoas de mecânica para me suprir esse gap que tenho já que sou engenheiro elétrico e trabalho atualmente com TI, tal como você eu imagino. Vejo também como grande desafio as baterias, caso o estudo de importar essas da Trojan não deixe de passar na lista do Google para perguntar se alguém deseja também, quem sabe um maior número de peças possa reduzir o frete e o preço? Uma boa sorte em seu projeto, se puder ajudar em alguma coisa me avise, e mais uma vez obrigado pela vista! Um grande abraço!

5 09 2009
MARCELO

bom dia amigos que iniciativa otima olheiumamericano que fez mudança no doge neon qria fazer omsm com nosso veiculonacional se souber de algo nos fale abraços

26 11 2009
Michel Fernandes

É a tendência.
Abraços!

21 09 2010
Marcos Pertel

Michel boa tarde, como vai seu projeto?
Estou trabalhando em uma Kombi elétrica, é de carroceria.

5 10 2010
Michel Fernandes

Estou em passos curtos, preciso de um imóvel com garagem para dar andamento, infelizmente. No momento, corro atrás das peças.

10 10 2010
bruno Magalhães

Um grande abraço a todos, se a ideia e ter um carro eletrico podemos por em consideração altonomia/tempo de recarga e ate os custos.se a ideia e criar seu proprio carro tambem vale como partida para algo maior e a concientização de todos para essa nova tendencia, tenho um projeto de uma moto eletrica com motores nos cubos das rodas tendo espaço no quadro p as baterias tudo ainda no papel

20 10 2011
Alexandre

olá, eu gostaria de saber se pra ligar um motor trifasico, o inversor da weg funciona a partir de baterias, ou seja de corrente continua.
ou tem que colocar um conversor de CC para AC antes do inversor…

26 11 2011
klaus fernandes

bom dia a todos, tenho em mente a alguns anos fazer tb um carro eletrico, cheguei a comprar um br 800 para tal, mas infelismente foi na epoca que o dolar deu um guinada de 1,56 para 2,45 e dei um tempo no projeto ja que quase que todas as peças seriam importadas, mas ainda nao desisti. ainda tenho o carro so aguardando ter dinheiro para concretizar meu sonho. obrigado.

sou de Natal-RN

14 03 2012
Michel Fernandes

Estou meio que na mesma situação sua… Mas não desista, meu projeto por hora está congelado, vou retomar no futuro.

Abraço.

Deixe uma resposta

