O Meu Planejamento

30 01 2009

Bom, ao entrar em contato mais próximo com esse mundo de carro elétrico é impossível um engenheiro ou qualquer outra pessoa que goste de criar não se sinta contagiado… Mas depois da fase do contágio, isto é, da motivação e entusiasmo temos que fazer as contas para saber se isso dará certo mesmo para os meus propósitos.

O carro elétrico para mim servirá para eu ir e voltar do trabalho, isto são aproximadamente 45 Km/dia, e então necessito ter uma autonomia ajustada a este consumo.

Pesquisando as baterias descobri com a ajuda de alguns colegas da lista de e-mails de VE do Google, que as baterias automtivas tracionárias quando utilizadas até o final da carga ou próximo dela estão sujeitos a uma vida útil de 1 ano!!! Isso é muito pouco tempo devido ao alto custo desse conjunto de bateria, então devo focar em um conjunto de baterias que aguente os 45Km/dia e que não degrade tão rapidamente.

A idéia, inclusive da lista, que vou pesquisar agora são as baterias náuticas, pois elas tem suporte ao ciclo de descarga profundo e isto é perfeito par ao meu projeto.

Meu carro elétrico deverá ficar pronto creio que no ano que vem, vou me esforçar para comprar as peças este ano, se tudo der certo estou na lista de espera das peças usadas do Supermini Elétrico do Luciano, e então para o próximo ano começo a comprar o carro e as baterias para terminar.

Além disso precisarei adaptar uma tomada para minha garagem no meu apartamento, e vou colocar uma tomada externa industrial onde os pluges de contato só encaixem no cabo de recargar que eu fizer para evitar que qualquer condômino utilize da minha preciosa energia.

Então vamos a um “to do list”:

1-Esquemas Elétricos (meados de 2009);

2-Motor e controlador (até o final de 2009);

3-Conjunto de baterias (início de 2010);

4-Veículo Supermini (início de 2010);

5-Conclusão do projeto (até meados de 2010).

Espero concluir tudo antes, mas pelo menos tenho que ter um PLANO A!

E neste meio tempo espero colher experiência do grupo do Elifas Gurgel para aprender mais em meu projeto.

Por hoje é só!

Um grande abraço para todos!!!


Ações

Information

5 responses

23 02 2009
Wilson Sampaio

Amigo, procure sobre baterias de níquel metal hidreto ou níquel hidreto metálico. Estou na torcida por seu projeto e posso adiantar-lhe que tendo um “kit carro elétrico” uma oficina para fazer a conversão e alguma propaganda. O carro elétrico vai longe. Você pode ter boas informações a respeito neste site http://leftcoastelectric.com/component/option,com_frontpage/Itemid,1/ é de uma oficina nos EUA que faz a conversão do motor a gasolina para o eletrico.
Qualquer coisa entre em contato. Abraço

23 02 2009
Michel Fernandes

Olá Wilson, obrigado pela visita. Existem várias lojas nos EUA que vendem Kits, essa loja eu não conhecia. Não entendi direito, você está no Brasil e comprou o kit deles? E já pensou em qual carro converter? Quanto a bateria, já comprou essas que menciona? Sabe se ela suporta ciclos profundos de carga e descarga?
Um grande abraço!

3 03 2009
Michel Fernandes

Eu te respondi no seu e-mail particular… O que nos impede de ir adiante com maior rapidez no projeto é o preço do dólar que está um absurdo de uns meses para cá. Estou estudando outras alternativas…
Um grande abraço e obrigado pela visita!

12 11 2009
Edegar Lutzer

Ola empreendedor:

Bela iniciativa, mais pessoas devem ter iniciativas, isto estimula, faz sonhar, inovar e é benéfico á saúde.

Acredito que gastará muito mais que imaginas, pequenos detalhes são os mais onerosos, principalmente quando estamos quase concluindo e os recursos destinados já acabaram. Tenho uma novidade que poderá ser útil. Desenvolvemos um motor eletrico específico para automóvel de até 1400cc, (carros populares), queremos fabricar em série já no proximo ano, é exclusivo para conversão e com a autonomia de aproximadamente 180km, são quase 5 anos de pesqusas e investimentos, valeu a pena.

Sua forma de conversão de veículo proposta não apresenta muita inovação, mas mesmo assim é compensadora, visitei outros blogs, veja este http://www.gurgel800.com.br/adaptacoes/superminieletrico/ . Existem coisas que não entendemos, visite o youtube http://www.youtube.com/watch?v=Vixn01AEZWE são 9 partes, nós já poderiamos ter veiculos eletricos eficientes em nossas garagens.

Desejo sucesso no empreendimento, se quizer podemos trocar informações

Edegar

26 11 2009
Michel Fernandes

Infelizmente o mundo é mais duro que imaginamos, mas não podemos desistir jamais.
Um abraço e obrigado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: