Por que devemos lembrar de Nikola Tesla e não Thomas Edison?

29 01 2009

TeslaÉ muito provável que eu siga na carreira acadêmica pois gosto muito de aprender e ensinar, e a primeira coisa que pretendo mostrar a meus alunos é um documentário sobre Nikola Tesla, para dismistificar o gênio esquecido. Os americanos adoram idolatrar Edison como o inventor dos inventores pelo simples fato de ter nascido por lá, Nikola Tesla que inventou as grandes inovações que hoje utilizamos por ter nascido na Europa e ter trabalhado nos Estados Unidos é esquecido pois sua memória põe em xeque o inventor da lâmpada menos eficiente do mundo.

Esse post é mais um off-topic, apesar de estar intrínsicamente conectado com a temática de carros elétricos, pois  Nikola Tesla foi o primeiro a converter um automóvel a combustão em um elétrico, além de outra coisas que tornam possível coisas simples e grandiosas do dia-a-dia e esquecemos de lembrar dele, ao invés, lembramos de seu rival na época em que os inventores tinham um campo aberto para descobrir as coisas que são óbvias para nós.

Primeiro eu faço o seguinte questionamento, quando você chega em casa, liga a luz (claro, a luz fluorescente, que economiza mais) e se perguntassem para você lembrar um nome de alguém que tivesse participado nessa criação muitos lembrariam o nome de Thomas Alva Edison, mas a verdade é que a corrente alternada que leva a energia das usinas até a nossa casa foi invenção do Tesla, bem como a lâmpada fluorescente.

No passado houve muita disputa entre Edison e Tesla principalmente em um padrão de distribuição de energia, enquanto Edison defendia  a corrente contínua (CC), Tesla propôs (além da Torre de Energia Sem Fio) a corrente alternada (CA), para o padrão do americano deveríamos ter regeneradores de energia a cada 2 ou 4 quilômetros e por conta dessa perda tremenda o diâmetro dos fios era imenso e chegava ao limite tendo que para isso ser utilizados vários fios. Para o sérvio (sim Tesla era sérvio) uma nova abordagem de corrente alternada permitiram cabos mais finos e sem qualquer regenerador de energia no meio, o que tornou simples e barata a distribuição de energia.

Tesla não se importava com o dinheiro e para defender que o CA era o melhor para o mundo ele abriu mão de royalties e qualquer outra remuneração proveniente do negócio que fizera com a Westinghouse na fabricação dos componentes que tornam a corrente alternada o que é hoje.

Enquanto Edison se preocupava em difamar Tesla para obter vantagens comerciais, Tesla não se importava com fama nem com dinheiro, ele quase que a vida inteira viveu em um quarto de hotel dizendo que o único dinheiro que necessitava era para continuar inventando coisas.

Algumas curiosidades (extraído de Saindo da Matrix)

O Encontro com Edison

Em 1882, ele arrumou um emprego na Companhia Continental Edison em Paris, distinguindo-se como um bom engenheiro. Dois anos mais tarde, viajou à Nova York para conhecer o presidente da companhia: o próprio Thomas Edison.

Este encontro não foi bom como havia sonhado. Edison o observou com desprezo e certamente não tinha intenção em colaborar com qualquer esquema AC. Edison via AC como uma ameaça a seu império DC. Tesla prometeu aumentar a eficiência de dínamos em 25% em dois meses. Edison disse a ele que se assim conseguisse, ele lhe pagaria cinqüenta mil dólares. Conseguiu cumprir com a promessa, melhorando os dínamos por uma margem maior do que a prometida a Edison. Mas, quando pediu por seu pagamento, Edison recusou-se a honrar o acordo, dizendo que estava apenas ‘brincando’. Tesla demitiu-se e nunca mais trabalhou com Edison.

Tesla foi contatado por um grupo de investidores que desejavam vender a lâmpada de arco que ele havia inventado e assim, nasceu a Companhia Elétrica Tesla. Tesla estava ansioso por esta oportunidade de trazer a corrente alternada ao mundo, mas seus investidores nada queriam com ela. Assim, Tesla foi rejeitado pela companhia que tinha seu próprio nome.

Energia sem fio e o verdadeiro rádio

tesla-wardenclyffe-tower-shot1A Torre Wardenclyffe (1901-1917) também conhecida como Torre de Tesla, foi uma antena que geraria eletricidade pelo ar e pela terra sem fios e tamém serviria para telecomunicações para uso em telefonia, transmissão de vídeo, imagens e músicas.

A torre chegou a ser construída quase que completamente, mas os investidores não continuaram o projeto pois decidiram investir em um tal Marconi com uma idéia semelhante para utilizar antena e telecomunicações.

Apesar de Marconi ter a patente inicial do rádio, utilizando várias outras patentes de Tesla, anos mais tarde a corte de patentes retirou a patente do rádio de Marconi e concedendo a Tesla, outro fato marcante que poucos sabem.

Principais Invenções de Tesla


Ações

Information

22 responses

26 07 2009
Willian

Sem dúvida nenhuma não teriamos o mundo moderno que hoje conhecemos, se não houvesse a audácia deste gênio chamado Nikola Tesla, diante de uma sociedade a qual o criticou e o abandonou no final da vida.

27 07 2009
Michel Fernandes

Faça a sua parte e difunda isso!!! Muita gente só dá valor a lâmpada de Edison, e muitos nem sabe mas naquela época, Tesla já tinha inventado a lâmpada fluorescente, justamente por que Edison não quis que ele (Tesla) usasse suas lâmpadas em um projeto do governo que perdera… Quando alguém me fala da invenção da lâmpada, eu faço o paralelo com as lâmpadas econômicas de hoje e que poderíamos ter economizado muito mais energia se não fosse o alarde dessa bendita invenção da lâmpada incandescente.
Viva o Tesla e um abraço!

27 10 2009
Antenor

Isso sem esquecer do Padre Lanell de Moura que – anos antes de Marconi! – testou com sucesso a transmissão de sons (áudio!!!) em São Paulo. Desprezado e mesmo espezinhado pela Igreja e pela tacanha sociedade da época, foi aos EUA onde tentou patentear seus inventos.
Mais um gênio que foi desprezado…pobre nação brasileira, sempre a reboque do mundo civilizado! E dizer que no Segundo Império (viva pois a Monarquia!) o Brasil se igualava a nações como EUA e muitas outras!
Não esqueçamos Landell de Moura!
PS. O “hovercracft”, veículo que se desloca sobre um “colchão de ar” foi também criado por brasileiro que – desprezado – vendeu a patente à Inglaterra! …êta povinho ignorante! :((

30 10 2009
Herwin Gaminara Leal

Realmente o pai de toda atualidade tecnológica.

26 11 2009
Michel Fernandes

Sem dúvida alguma!

7 11 2009
Fabricio Dias

Sinceramente, Tesla foi um cara magnifico na area de tecnologia Hoje tudo que temos deve-se a ele, So fico um frustado quando chego a certos amigos que nao tem conhecimento nenhum sobre ele,

26 11 2009
Michel Fernandes

É o nosso papel de divulgar isso em qualquer roda de conversa. Ele merece!
Abraços!

17 02 2010
bruno mangiapelo

Gostei muitíssimo do artigo “Porque devemos lembrar Nikola Tesla e não Edison?”, pois é uma correção da história que precisa ser feita. Fui por muitos anos professor de cursos de engenharia elétrica e procurei sempre mostrar a grandiosidade a genialidade a generosidade a humanidade e seu grande espírito de fraternidade deste gênio humanitário chamado Nikila Tesla.
Julgo que juntamente com Leonardo da Vinci e Galilei, Tesla forma a tríade dos maiores gênios e contribui dores da humanidade.
Sobre Thomas Edison foi um grande trabalhador obstinado pelo dinheiro e sem compromisso com a ética; ainda mais, não foi ele que inventou a lâmpada elétrica, e sim Joseph Swan. Edison tem o mérito de transformar um invento (de Swan) em um produto industrial com durabilidade razoável para que pudesse fabricá-lo em grande escala e ganhar muito dinheiro. Não se observa no trabalho de Edison nenhum principio de nobreza de espírito ou altruísmo, mas movido principalmente pelo sentimento de ganhar dinheiro, o que de fato ocorreu.
Gostaria de trocar mais informações com o autor sobre esse personagem maravilhoso que é Nikiola Tesla, se possível.
Parabéns pelo artigo.

16 12 2011
sergio braga

ola! bruno..e pedindo desculpa ao autor do artigo fascinante.. em te responder sobre o genio TESLA,meu nome e sergio e pesquiso e investigo acontecimentos do nosso passado humano e numa das minhas investigaçoes solitarias sobre o que aconteceu em tunguska-siberia em 1908 me levou a conhecer esse servio,que me assustou em ver a sua autobiografia..Nicola tesla era cercado de misterios desde a sua infancia ,eu tenho um acervo sobre TESLA que talves poucos tenham..nisso eu nao sabia que TESLA tinha horror a relacionamentos intimos,sujeira com ele era o fim do mundo,ele ate regeitou o casamento com a filha de seu investidor ,MORGAN ..e muitas outras coisas estranhas para um humano ..em 30 de junho de 1908..um amigo de tesla que estava indo pela segunda ves ao artico foi notificado por Tesla a anotar qualquer anomalia no ambiente onde estava..bom! seu amigo nao respondeu mas,dias apos ,ouviu falar de uma gigantesca explosao na siberia..tesla desmontou na mesma hora o engenho que tinha causado o desastre.”o raio da morte”..tudo isso e muito mais se voçe quiser debater comigo com outras informaçoes de carater cientifico..vamos nos!! e lendo um artigo da american scientifc sobre cientistas terem descoberto a maneira de transmitir energia eletrica sem fio pela ressonancia..gostei do credito dado a NICOLA TESLA,pois e dele a ideia ..so nao consiguiram faser o mesmo desde 1859 porque Tesla nao gostava de esboçar seus trabalhos era tudo no cerebro..bacana a consideraçao dos cientistas pelo TESLA..

14 03 2012
Michel Fernandes

Crie um blog para postar esse material. Parece-me muito interessante!

Abraço.

11 02 2011
Ronaldo

podemos dizer que o pai da internet é Nikola Tesla, pois ele que deu o princípio com o invento abandonado a Torre Wardenclyffe, seria um verdadeiro wi-fi, mas imagine esta tecnologia para a época! os inventos deles até hoje estão muito além de nossa compreensão, até hoje estão tentando simular a Torre Wardenclyffe…

22 02 2011
Ariana

Fiquei fascinada ao ler isso! Eu mesma não fazia ideia de quem era ou da importância de Nikola Tesla. Ele sem dúvida é “o cara”! É uma pena que este gênio não tem o destaque que merece, principalmente comparado a Thomas Edison, que todos já ouviram falar. “/
Vou fazer a minha parte para divulgar mais sobre ele, o que já deveria ser feito a muito tempo!

20 03 2011
Michel Fernandes

Infelizmente a história de conhecimento comum pode ser injusta. Porém aqueles que conhecem bem os principais atores da história não somente através do que os norte-americanos divulgam precisa esclarecer sempre que possível quem é o principal inventor da história, principalmente por não ser motivado por dinheiro. Abraços.

23 03 2011
Gustavo

Não há o que falar, um homem a frente de seu tempo. Mas sabem porque ele não deu certo? Como se cobraria energia sem fio? Nenhuma invenção que não traga lucro para alguém dá certo, sempre as melhores invenções, as que colocariam o homem em um patamar mais elevado, social e políticamente são enterradas se não gerarem lucro. para alguém.

6 05 2011
Iury BAS

De fato, um homem louvável. O espirito inventor de Tesla nos garante hoje várias mordomias, tecnologias e benefícios que, de tão importantes em nossa atual sociedade (o que apenas aumenta cada vez mais com o passar do tempo), é impossível imaginarmos a mesma sem as grandiosas invenções de Nikola. O que seria do mundo sem a eletricidade? Ou, caso não fosse utilizada a corrente alternada, onde os preços por energia seriam absurdos e impossíveis?

Um homem que teve o verdadeiro espirito de inventor, chegando até mesmo a abrir mão de patentes em prol do progresso da humanidade e da melhoria do bem estar de todos.

Parabéns a Nikola Tesla, e que ele seja cada vez mais reconhecido!

12 05 2011
César Henrique

Nikola Tesla foi um grande homem, hoje em dia usamos quase todos os trabalhos dele e não o reconhecemos por isso, mas eu sei o quanto ele deu duro para trabalhar para Thomas Edison, o que Edison fez? roubou muitas patentes do mestre Tesla, ate mesmo Marcconi quase roubou a patente do radio.

30 08 2011
andreson frança

que posso dizer! ele realmente foi brilhante, graças aos seus pais, se TESLA
foi o que era imagine seu irmão que moreu ao cair do cavalo!

29 11 2011
Carlos Augusto Galdino

Sensacional , sempre que cai em um vestibular ou alguem me pergunta : Quem foi o gênio da eletricidade , logo digo NIKOLA TESLA, posso ta errado , mais o meu conceito é este … Um Gênio que poucos conhecem …

Lendo este artigo , logo vi , que o Grande e revolucionário Steve Jobs , tem um parentesco com Tesla , Pois os dois ja foram rejeitados em sua própria empresa , e Seram Grandes Gênios!

28 12 2011
Roberto Gentile

Bacana, muito legal o artigo!

16 01 2012
Helio Perazzolo

Nikola Tesla foi um cientista estremamente dedicado, que trabalhou muito para obter tanta descobertas — muito acham que ele era iluminado, mas essa iluminação veio dos esforços, pesquisas e experiências. Já naquela época ele criou o controle remoto, quando movimentou um barquinho num lago. Quando se fala da Torre de Tesla, por meio da qual se transmitiria energia elétrica, sons, imagens etc., acredito que seja os primeiros passos do que vemos hoje na Internet.
Sem dúvida um gênio que teve sensibilidade para captar a idéia da energia escalar, que tudo cria, que tudo gera, e está em todas as partes, em toda a criação e criaturas da Terra.
Desapegado ao dinheiro, foi um dos homens mais ricos do mundo porque seu gênio irriquieto o levou às descobertas que fazem parte do nosso dia a dia: corrente alternada, interruptor, o rádio, lâmpada fluorescente, controle remoto, a robótica, o ventilador e tantas outras que não vemos mas estão presentes. Foi por diversas vezes enganado por especuladores que se utilizam de sua genialidade para ganhar dinheiro para si próprios, alegando o tal “humor americano para o ludibriar.
Por ter comentado que muitas de suas descoberta tinham origem em sonhos e intuições mentais e espirituais acabou sendo taxado de lunático. É um absurdo como a humanidade trata as pessoas geniais que surgem de tempos em tempos para reconduzir o ser humano ao plano superior que um dia deixou.
Nikola Tesla, de origem servia, criado na Croacia, era gentil, humilde e refinado, como muitos o definiam, a despeito de tudo que fez para o mundo, morreu pobre, sozinho, num quarto de hotel, em Nova York, cidade que um dia fez o solo tremer com uma de suas invenções que propagavam ondas vibratórias.
Um gênio para ser lembrado. Um exemplo para ser seguido.

16 02 2012
Christian Kaun

Quem é Edison perto de Tesla, e as pessoas e a Historia ensinada nas escolas só lembram de Edison.

17 05 2012
Alan Zanão

Quem ganha poder ganha mêrito, independente de justo ou não. Estados Unidos tem poder então eles criam o que quiserem. Foi assim com Tesla, foi assim com Von Braun e continuará sendo assim. E vale lembrar que os EUA são o que são não só por causa do trabalho deles mas também por causa desses gênios que acabam esquecidos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: