Um dos componentes mais caros são as baterias, e é crucial escolher uma que não seja tão cara e que oferece uma boa autonomia ao veículo.
Pesquisando um pouco, descobri que existem baterias específicas para carros elétricos, são as baterias tracionárias.
Pesquisei na Moura, e existem alguns modelos abaixo, verifiquei inclusive o preço com uma distribuidora para ter idéia de quanto irei gastar.
Código Bateria | Tensão Nominal V | Capacidade Nominal Ah(20h)|Ah(5h) |
Reserva Capacidade (min)* | Dimensões Nominais (mm) Compr | Larg | Altura |
Peso Nominal Kg | Tipo Terminal | |||
6ML225 | 6 | 225 | 185 | 115 | 261 | 178 | 267 | 29,1 | UT |
6ML235 | 6 | 235 | 195 | 125 | 261 | 178 | 267 | 30,0 | UT |
6ML245 | 6 | 245 | 209 | 145 | 261 | 178 | 302 | 33,2 | UT |
6ML325 | 6 | 325 | 280 | 196 | 311 | 168 | 362 | 47,7 | UT |
6ML350 | 6 | 350 | 285 | 210 | 311 | 178 | 410 | 52,3 | UT |
6ML370 | 6 | 370 | 320 | 225 | 311 | 178 | 410 | 54,5 | UT |
8ML165 | 8 | 165 | 146 | 85 | 261 | 181 | 283 | 29,5 | UT |
12ML85 | 12 | 85 | 70 | 140 | 283 | 172 | 248 | 21,8 | M |
12ML115 | 12 | 115 | 90 | 170 | 330 | 172 | 248 | 24,5 | M |
12ML140 | 12 | 140 | 110 | 200 | 333 | 178 | 262 | 30,5 | M1 |
12ML210 | 12 | 210 | 175 | 110 | 391 | 178 | 359 | 59,1 | UT |
O meu foco foram as 3 últimas, pois oferecem maior AH (Ampére Hora) que seria uma medida equivalente a quantidade de carga diretamente ligada a autonomia.
Pasmem, a 12ML115 custa R$ 788,98, a 12ML140 custa R$ 1112,09 e a 12ML210 (a preferida) custa R$ 2246,00.
Vou tentar planejar com a 12ML115 mesmo, pois é mais acessível, no futuro a idéia é substituir por baterias de Lítio, já que é para gastar bastante tentarei gastar nas baterias mais modernas.
Tentarei pesquisar com outros fabricantes de menor expressão, como Tudor, Ajax e outras para saber se elas oferecem um preço mais acessível
Até a próxima!
As baterias de Lítio ainda seriam bem mais caras que as tracionárias de chumbo, mas teriam realmente menor peso e densidade de energia.
Um meio termo parecem ser as YellowTop da Optima. Mais caras que as de chumbo e mais baratas que as de Íons de Lítio.
http://www.americanas.com.br/AcomProd/17278/2443907
Abraços,
Olá Otávio, eu até cheguei a ver essas baterias que andam chamando de bateria de gel. Porém é tão cara que prefiro mesmo chegar as baterias de Lítio a pagar quase 1500 reais por bateria, ainda há fornecedores mais baratos, mas mesmo assim é um pouco inviável.
Obrigado pela dica e um grande abraço!
Caro amigo Michel, nao me conformo com esta situacao, e acredito q vc com a formacao q tem, tambem fica encomodado…, poi ê, com tanta tecnolugia inpulsionado o nosso planeta, criando, inventado e produzindo os mais diversos e avancados sintemas de armas de guerra, nao se consiga criar energia autonoma e viavel para inpulsionar um veicolo….esta autonomia de 50km para mim ê uma esmola da ciencia e da tecnolugia…se eu nao conseguir com a ajuda de vc e outros mais, encontra uma formula de ultrapassar a barreira dos 50km, vou dessistir…, ou partir para o hibrido…
Sou uma pessoa comum, nao tenho qualquer especificacao em area alguma…, apenas muita imaginacao e capacidade de tira algumas conclusoes de muitas situacaos…estou aprendendo… e precisso de muito mais…,na minha cabeca, tenho duas vertentes a ser trabalhadas… uma ê os alternadores…pelos estudos que ja enpreendi, deduzir que os alternadores automotivos nao servem…por uma serie de pequenos incoisidencias, porem a mais siguinificativa, ê o fato de um alternador destes ter tensao fixa e regulada em 13.6v, enquanto uma bateria necessita de no minimo 14.4 voltes para ter uma carga de +-95%, entao pensei, vamos utilizar um alternador nautico ou de projeto eolico, os alternadores fabricados pela Enersund tem caracteristicas que se identifica muito com o que precissamos…enviei uma sondagem para esta fabrica e estou ag uma resp…
Com o alternador nao se pretende carregar as baterias, mais sim repor porte da carga consumida para aumentando a autonomia… pense em dois alternadores modificados reduzidos na sua forca de arrasto…de 48v cada, ligados em serie (96v) acoplados direto no motor e com eficiencias ao banco de baterias (seria a mesma dinamica do alternador comum funcionado no veicolo) ou seja, alimenta todo o conjunto do veicolo, e as sobras carrega a bateria…
A proposito, gostaria muito de me associar ao grupo q vc pertense, como proceder… para tal…
Antônio não tenho muita experiencia, mas se alterar a tensão do rotor do alternador e regulando através de um cicuito eletrônico ajustavel para a tensão do motor vc. vai conseguir uma tensão maior e suprir parte desta perda.(dependendo da velocidade do veiculo poderá ser ajustado. Ja fiz experiencias em barco de pesca onde o motor trabalha em baixa rotação
para pesca de camarão e funcionou bem, porque em baixa rpm o alternador não funciona.